FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS

 

     O envolvimento e a participação coletiva dos indivíduos na busca de soluções para diversos problemas ambientais com os quais deparamos, é um dos aspectos fundamentais dos trabalhos educativos, podendo se constituir numa oportunidade para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à participação política e ao processo de construção da cidadania.

     Uma das conseqüências práticas desta concepção é a busca de procedimentos didáticos que contribuam para fazê-lo pedagógico do educador ambiental. A prática de ensino sustentada por simples processos de transmissão/assimilação de conhecimentos não é suficiente ou adequada para a educação ambiental. Por outro lado, a formação de imagens mentais, representações, conhecimentos, expectativas e julgamentos são fundamentais para compreender as relações com o meio ambiente e, em decorrência, para

Instituir ações diferenciadas sobre ele (Rio, 1996). Nesse sentido, para superar a fragmentação do conhecimento estuda-se uma realidade em sua multiplicidade de aspectos, onde saberes das diversas áreas

Estão concretizados. Logo, o envolvimento mais amplo possível do educando em atividades cognitivas ou intelectuais, o posicionamento frente a questões de valores ou participação coletiva e direcionada para soluções de problemas da comunidade são princípios metodológicos da Educação Ambiental, que deve ser contextualizada no tempo e no espaço, valorizando o coletivo, a diversidade e o confronto das diferenças. Assumir estes princípios significa, no plano operacional, percorrer uma ‘trilha pedagógica’, através da quais alunos e professores são levados a flagrarem-se com suas imagens do lugar de caráter figurativo e simbólico, passando, em seguida, à geração de informações sobre esse ambiente, processo, desta vez, eminentemente cognitivo, até chegar à escolha de alternativas e, finalmente, de intervenção.

    Quando o objetivo é a mudança de postura dos indivíduos (no caso os alunos da rede municipal de Machado) é fundamental que a metodologia utilizada proporcione condições para estabelecer um contato com o problema num plano mais significativo, pois a relação dos indivíduos com a ambiente expressa suas crenças, valores e representações, tanto as individuais, relacionadas com as suas histórias pessoais, quanto às coletivas, construídas no grupo social e, no âmbito pedagógico, expressa também o conhecimento e o nível de informação sobre as questões em estudo.  Através dos levantamentos,

Pesquisas feitas pelos educadores realizados como forma de palestra solidariam no estudo do meio, vem à tona uma realidade oculta, cuja reflexão e análise auxiliam no desenvolvimento de uma consciência social e percepção de intervenções possíveis. Para apreendermos a realidade, para termos a sua essência, temos que desvendá-la, entender a teia das relações naturais e sociais que estão por trás do aparente e que o explicam.

    Temos que estudar essa realidade decifrá-la. Se não usarmos uma metodologia adequada não emergirá essa essência. Ficaremos no aparente, no fenômeno.

     Em uma perspectiva política esta concepção tem como objetivo que o sujeito se constitua como cidadão, consciente, crítico e atuante na busca de uma sociedade justa e democrática e ambientalmente saudável.

     É uma prática de ensino que permite ao aluno perceber-se parte da complexidade da realidade social, política e econômica de um espaço.   

 

Questiona os conteúdos tradicionalmente transmitidos na  rede municipal de Machado. É um método de trabalho que tem como ponto de partida e de chegada o real e o vivido, pensado e refletido.

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